Onicomicose

Onicomicose é uma infecção causada por fungos que atacam a queratina e proteína que formam a maior parte das unhas dos pés, promove um descolamento da unha com acúmulo de resíduos e fungos na área, com coloração amarelada ou esbranquiçada. As onicomicoses são de difícil tratamento, pois os fungos têm uma membrana muito grossa sendo difícil ser atacada pelos antibióticos. 
A Fotodinâmicoterapia é uma forma de tratar este tipo de lesão sem os efeitos colaterais dos medicamentos.

Protocolo de Tratamento


Limpar a unha descolada, aplicar azul de metileno lipossolúvel 1% na borda da unha, esperar até secar, irradiar com luz Bios por 5 minutos, repetir a operação por 3 vezes. No decorrer de 90 dias fazer a Fototerapia a cada 15 dias, sem a necessidade de aplicar o corante novamente, avaliar a evolução do crescimento da unha, se houver reinfestação aplicar o corante novamente e repetir o procedimento.

RESULTADOS ESPERADOS

A luz estimulará o corante a liberar oxigênio reativo que fixará na membrana do fungo levando este a um apoptose. Desta forma faremos um controle microbiológico sem a necessidade de antibióticos. Com o passar do tempo à unha deverá crescer e eliminar a área contaminada.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Escrito por Dr. Luis A. Conrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *