Periodontite

Periodontite é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro com fácil sangramento ao toque e a escovação. É a principal causa de perda de suporte ósseo com consequente amolecimento e sua perda do elemento dental.

A prevenção consiste em uma boa higienização bucal através de uma correta escovação. O tratamento consiste em raspagem e curetagem do elemento dental procurando eliminar todas placas bacterianas e estruturas endurecidas, chamadas de tártaro, favorecendo assim a sanidade gengival.
Em muitos casos, existe a formação de bolsas periodontal causada por pressão do alimento entre a gengiva e o dente levando ao sequestro ósseo, formando assim um foco de infecção com consequente amolecimento do dente.


O controle bacteriano é muito importante para o controle da gengivite e da periodontite, uma forma do dentista controlar a ação bacteriana sem o uso de antibióticos é a fotodinâmicoterapia com auxílio do azul de metileno e Fototerapia Luz Led.

O corante azul de metileno lipossolúvel 1% é usado para corar e marcar a membrana das bactérias sendo posteriormente aplicado a Fototerapia luz Led sobre a área marcada. Através de uma reação química entre a luz e o corante, haverá a liberação de uma molécula de oxigênio reativo que irá quebrar a membrana dos micro-organismos marcados com o corante levando-os a morte. Desta forma podemos realizar um controle microbiológico de forma natural sem o uso de medicamentos.

Dúvidas? Entre em contato conosco.

Escrito por Dr. Luis A. Conrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *