Procedimentos na podologia

O Podólogo é um profissional da área de saúde que além prevenir e orientar o aparecimento de lesões nos pés trata algumas lesões superficiais, como micoses nas unhas e entre os dedos conhecidas popularmente como frieiras, unhas encravadas, calos, calosidades e verrugas são as mais comuns.

Onicocriptose é o nome científico que se dá à unha encravada, ou seja, um pedaço de espícula (unha) que penetra na pele, causado por um corte incorreto, uso de calçados apertados, meias apertadas, traumatismos como tropeções, queda de objetos sobre a unha, etc.

Quando há unha encrava, geralmente há infecção e formação de tecido de granulação exuberante. O procedimento cirúrgico de remoção parcial ou total das unhas ou outros tipos de intervenções podem ser bastante doloridos no pós operatório e facilmente contaminados por bactérias.


A Fototerapia com uso de Leds pode ser um excelente aliado do podólogo nestes casos. É uma técnica não invasiva de tratamento com emissão de uma luz vermelha, auxilia no controle micro biológico, controle da dor e a inflamação. Acelera a reeptelização reintegrando o paciente a suas atividades em menor tempo minimizando o uso de medicamentos.

Dúvidas? Entre em contato conosco.

Escrito por Dr. Luis A. Conrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *