ILIB

O que é?

ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood) é uma forma de Fototerapia da corrente sanguínea.
Foi desenvolvida pelos russos na década de 70 e muito utilizada em pacientes com um quadro de pós infarto e doenças inflamatórias crônicas, com ótimos resultados. Uma fibra óptica acoplada a um equipamento de laser na cor vermelha, era introduzido no interior de um vaso sanguíneo. O fator que complicava esta técnica, além de ser um método invasivo, devia se pelo procedimento ser realizado somente por médicos e ainda somado a isso, o paciente ser puncionado a cada sessão, com um protocolo de tratamento de 5 a 7 sessões. Cada uma delas com um tempo de aplicação de 1 hora, causando desconforto ao paciente com possibilidades de contaminação.

ILIB Modificado

Com a evolução da tecnologia novos equipamentos foram desenvolvidos com muito mais potência, sendo possível fazer aplicação sobre a pele sem a necessidade de ser invasivo e puncionar o vaso sanguíneo. A técnica consiste em adaptar uma pulseira acoplada a um laser no pulso sobre a artéria radial. O feixe de laser vermelho penetra na pele e irradia a corrente sanguínea sendo chamado de ILIB Modificado. Esta técnica consiste na aplicação de um feixe com potência de 100mW, com diâmetro de 1mm sobre a artéria radial durante 40 minutos em um total de 7 sessões. Devido a potência de 100mW ser entregue em uma área muito pequena (de 1mm), pode ocorrer aumento de temperatura no local principalmente em pele mais escura.


ILIB Modificado Bios

Trata-se da irradiação de Luz Vermelha 650nm, com a potência de 300mW e um diâmetro de feixe de 1,3cm².
Possibilita irradiar a corrente sanguínea em qualquer parte do corpo que estiver sendo tratado, com ações locais e a distância, com efeitos sistêmicos promovido pelo ILIB. Podemos realizar esta técnica irradiando principalmente áreas dos grandes vasos como a artéria carótida e a veia jugular quando aplicado no pescoço por um tempo de APENAS 5 minutos, bilateral. Com esta exposição, é possível tratar toda a corrente sanguínea do paciente com protocolo em 5 a 10 sessões em dias alternados. Devido ao tempo menor, é possível atender mais pacientes por dia.

Mecanismo de Ação

A irradiação da luz Laser ou de Leds na cor vermelha quando incidida sobre um vaso sanguíneo, promove a vibração de alguns tipos de células quebrando sua dormência, aumentando seu metabolismo e liberando seus ativos no plasma sanguíneo. Células endoteliais liberam o óxido nítrico, tem ação vaso dilatadora e de drenagem. Toda reação química do nosso organismo gera radicais livres que precisam ser eliminados. O superoxidesmutase (SOD) é uma importante enzima anti-inflamatória endógena que temos no nosso corpo: controla o stress oxidativo, previne o envelhecimento precoce, corrige o pH e inibi a ciclo oxigenase l e ll (COX l e COX ll). A irradiação possibilita a vibração de plaquetas, estimula a liberação de fatores de crescimento, acelera a reparação e estimula a divisão celular, diminui a adesividade plaquetária, permitindo a melhora da micro circulação e a melhora da oxigenação dos tecidos.

Ação nas Patologias Crônicas:
✅ Doenças Cardiovasculares (infarto e angina);
✅ Doenças do sistema respiratório (asma, alterações desencadeadas pelo fumo);
✅ Processos Alérgicos;
✅ Diabetes e suas complicações;
✅ Doenças do sistema vascular periférico e cicatrização em geral;
✅ Anemia por deficiência de ferro;
✅ Anemia Falciforme;
✅ Efeito Antiplaquetário;
✅Analgésico – devido a produção de PROSTAGLANDINAS e SEROTONINA que causa bem estar;
✅ Anti-inflamatório;
✅ Vasodilatador; e
✅ Diminui sintomas da TPM, Menopausa, Estresse, Enxaqueca , dor Lombar e FIBROMIALGIA.

Ação na Estética:

✅ Estimula formação de colágeno e elastina;
✅ Rugas;
✅ Rejuvenescimento;
✅ Fotoenvelhecimento;
✅ Pós operatório;
✅ Processo Inflamatório da Acne;
✅ Processo Inflamatório da Celulite; e
✅ Má circulação.


Dúvidas? Entre em contato conosco.

Escrito por Dr. Luis A. Conrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *