ÚLCERA VARICOSA

Entenda o que é úlcera varicosa e como tratá-la

Úlcera varicosa é uma lesão mais frequente nos membros inferiores, causada por problemas de insuficiência venosa crônica. Há diferentes formas terapêuticas para tratar essa lesão, desde terapias tópicas (com uso de medicamentos), meias de compressão, cirurgia vascular até a fototerapia a base de LEDs.

 

É uma lesão causada por problemas vasculares de origem venosa, como o acúmulo de toxinas causado pela deficiência do retorno venoso. Ela provoca acidose local com abertura de ferida contaminada de difícil cicatrização por vários anos. Exatamente por essa dificuldade, recomenda-se um tratamento para cicatrização que seja eficiente e rápido.  

 

A fototerapia com LEDs tem se mostrado ao longo do tempo uma ótima alternativa para este tipo de tratamento, pois atua controlando a inflamação e da contaminação por bactérias. Além disso, corrige a acidose através da liberação do óxido nítrico, e estimula a drenagem e o retorno do sangue venoso, restabelecendo condições de normalidade ao paciente.

 

Benefícios da fototerapia para tratamento da úlcera varicosa

 

Através desse tratamento de úlcera varicosa o paciente terá uma recuperação e cicatrização em tempo recorde quando comparada a técnicas de tratamentos convencionais. A cicatrização é o processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por ferimento, por um tecido novo, envolvendo a regeneração de células especializadas na substituição do tecido. 

 

Há reparações que podem ser aceleradas, dependendo da ferida ou lesão no corpo. Para isso os pacientes passam por um tratamento para cicatrização com fototerapia. A fototerapia com LEDs se tornou uma alternativa ao uso de medicamentos. Os benefícios são diversos, entre eles está na a luz aplicada, que estimula o próprio corpo a se auto recuperar, acelera etapas da inflamação, estabelece condições de normalidade à região, facilita a síntese de colágeno e propicia uma cicatrização de qualidade.

 

Assim como todo aparelho de fototerapia, há uma dosagem de energia sugerida para cada tratamento. Há casos em que é preciso diminuir o comprimento da onda de luz, trocar sua cor, ou mesmos diminuir o tempo de exposição.

De forma geral, o equipamento Bios Therapy II emite 3 J a cada 10 segundos. Porém, se o objetivo for tratar:

  • Mucosa 6 j/cm² = 20 s por ponto

  • Pele 9 a 12 j/cm² = 30 a 40 s por ponto

  • Músculo 12 a 18 j/cm² = 40 a 60 s por ponto

  • Tecido ósseo 18 a 27 j/cm² = 60 a 90 s por ponto

 

E o equipamento Bios Therapy X emite 10 J a cada 10 segundos.

  • Mucosa e Pele 60 j/cm² = 1 min por ponto

  • Músculo e Tecido ósseo 120 j/cm² = 2 min por ponto

ENDEREÇO

 

Rodovia Presidente Dutra, km 138, C.E II - sala 1202 - 12247-004 - São José dos Campos-SP

CONTATOS

 

Telefone: +55 (12) 3876-7713

Celular:+55 (12) 98211-9602

comercial@biosind.com.br

  • Facebook
  • Instagram

© Agência Happier, 2020