TRATAMENTO DE LESÃO MUSCULAR

Veja quais são as lesões musculares mais comuns.

Estiramentos, lesões tendíneas, traumas musculares, são uma constante no meio esportivo e de academias. Trata-se de lesões acompanhadas de dor e inflamação levando ao afastamento do atleta até a sua recuperação.

 

Para que esta recuperação seja positiva, existe a necessidade de se administrar medicamentos e realizar mecanismos de fortalecimento da musculatura lesionada, o que chamamos de tratamento de lesão muscular. 

 

Alguns dos exercícios mais comuns são os aeróbicos, como caminhadas, corridas, prática de andar de bicicleta ou correr em esteiras na academia. Essas atividades físicas são fundamentais para queima de calorias e redução do colesterol. Porém, além desses exercícios, há a musculação, que se feita corretamente, gera a liberação dos hormônios de crescimento (GH). 

 

Recentemente, a terapia celular emergiu como uma estratégia terapêutica para reparação tecidual fazendo parte da denominada medicina regenerativa. É nela que é possível tratar e prevenir lesões musculares, desde estiramento, distensão muscular e até tratamento pós-cirurgia de feridas expostas. 

 

Estudos demonstram a eficiência dos LEDs, de 630nm (Bios Therapy II), 650nm e 940nm (Bios Therapy X) para o tratamento de feridas, afirmando que a Fototerapia promove circulação local, estimula a proliferação celular e aumenta a síntese de colágeno, assim como outros benefícios em outros tratamentos, até mesmo no câncer. 

 

Na pele, a luz vermelha tem ação reparadora, cicatrizante e analgésica. A intensidade dos feixes de luz emitida pelo LED na pele é mais baixa, já que suas células mantêm uma boa interação com a luz. 

 

Além dos benefícios para saúde, o equipamento de fototerapia consome pouca energia, apresenta vida útil longa, baixo custo e potência de irradiação altamente segura, o que favorece sua utilização em hospitais e ambulatórios.

 

Como realizar o tratamento de lesão muscular com fototerapia?

 

A fototerapia com auxílio da luz Led se tornou uma alternativa mais eficiente para este tipo de tratamento. A luz LED, quando aplicado sobre a pele na região lesionada, estimula células a liberarem mediadores químicos, hormônios e enzimas que temos dentro do nosso corpo. Também controla a acidose, a dor, inflamação e regenera os tecidos lesionados sem formar cicatrizes ou fibroses, minimizando o uso de medicamentos e trazendo menor custo de tratamento, reintegrando mais cedo o indivíduo a suas atividades esportivas. 

 

Uma lesão muscular em atletas profissionais deve ser levada mais a sério e com cautela, pois o tratamento deve ser iniciado assim que o problema for detectado. Além disso, é fundamental que o atleta pare de fazer as atividades de esforço físico, ou não participe de campeonatos para que a recuperação seja eficiente. 

 

Há inúmeras lesões físicas que podem ocorrer, assim como existem mais dezenas de formas de tratamento, desde medicamentos e atividades de fisioterapia, até tratamentos mais homeopáticos e naturais. O tratamento de lesão muscular com fototerapia é uma forma de ensinar o próprio corpo se regenerar, e ajuda no retorno do atleta aos esportes de forma mais rápida.

ENDEREÇO

 

Rodovia Presidente Dutra, km 138, C.E II - sala 1202 - 12247-004 - São José dos Campos-SP

CONTATOS

 

Telefone: +55 (12) 3876-7713

Celular:+55 (12) 98211-9602

comercial@biosind.com.br

  • Facebook
  • Instagram

© Agência Happier, 2020