TERAPIA FOTODINÂMICA

Entenda o que é terapia de fototerapia e a fotodinâmica

A fototerapia é uma técnica usada para dar vida à célula, estimulando a regeneração celular e fotobioestimulação, que seria a reparação das células de forma atraumática. Trata se de um tratamento baseado na interação da luz com os tecidos. É uma técnica não invasiva, que estimula a circulação e melhora a oxigenação dos tecidos. Ainda corrige a acidose e aumento o metabolismo celular com estímulo mitocondrial, facilitando assim a regeneração tecidual.

 

Já a terapia fotodinâmica (TFD) é uma técnica que a medicina usa para matar células, como tumores benignos ou malignos e microrganismo. Faz-se uso de uma droga foto sensível tipo ALA (ácido 5- aminolevulínico é o principal), aplicado sobre a área a ser tratada. Após sua absorção, é aplicada uma dosagem de energia luminosa (laserterapia ou LED) que estimula a droga a liberar oxigênio reativo que se liga a parede celular levando a uma apoptose.  

 

A terapia fotodinâmica é considerada uma reação química ativada por luz usada para destruição seletiva de um tecido e requer um agente fotossensibilizante no tecido-alvo, uma fonte de luz e oxigênio. Essa associação de luz e químicos para tratar doenças da pele é amplamente praticada na dermatologia.

 

É usada na dermatologia para controle de doenças pré-malignas, como as ceratoses e tumores basocelulares, além de controle de fungos e bactérias com auxílio do azul de metileno, para o tratamento das onicomicoses e outros. 

 

A empresa Bios dispõe de equipamentos com energia suficiente para ativar estas drogas e realizar este tipo de tratamento de forma não invasiva muito eficiente e a um baixo custo. Com a TFD, o tratamento pode ser aplicado em múltiplos tumores simultaneamente, com rápida recuperação e excelente resultado cosmético. Por esses motivos, é um tratamento bastante indicado e utilizado nos dias de hoje.

 

Pequeno histórico da terapia fotodinâmica

 

A TFD teve origem no início do século XX, em Munique, Alemanha, quando Oscar Raab e seu professor Herman Von Tappeiner observaram os efeitos decorrentes de fotossensibilização em paramécio. 

 

Em 1907, alguns anos depois da descoberta do uso de oxigênio para realizar os processos, Von Tappeiner e Jodlbauer publicaram um livro-texto sobre essa terapia. O livro foi denominado como processo de fotossensibilização dependente de oxigênio. Foi principalmente utilizado na época para o tratamento de tumor cutâneo e destruição de partículas infecciosas. 

 

Desde então, diferentes evoluções surgiram, que tiveram mais atenção depois da década de 1960. Atualmente há aparelhos específicos que podem aperfeiçoar o TFD, como a linha de equipamentos Bios Therapy. Entre em contato conosco para saber mais sobre os modelos dos equipamentos e suas vantagens e benefícios.

ENDEREÇO

 

Rodovia Presidente Dutra, km 138, C.E II - sala 1202 - 12247-004 - São José dos Campos-SP

CONTATOS

 

Telefone: +55 (12) 3876-7713

Celular:+55 (12) 98211-9602

comercial@biosind.com.br

  • Facebook
  • Instagram

© Agência Happier, 2020