bios-therapy-x.png

BIOS THERAPY X
 

A Bios Indústria e Comércio, empresa instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, tem a grata satisfação de apresentar um recente desenvolvimento. Trata-se do equipamento eletro médico Bios Therapy X para fototerapia (terapia através da luz).

X 3.png
 

Este equipamento emite luz dentro da janela biológica capaz de promover uma fotobioestimulação (reação fotoquímica capaz de promover aumento do metabolismo celular).

Estimula nosso organismo a se autorregular; minimiza o uso de medicamentos, acelera etapas de inflamação, tem efeitos de analgesia e acelera etapas da cicatrização, diminuindo o tempo de tratamento.

INDICADO PARA AS SEGUINTES ESPECIALIDADES:

 

Fisioterapia;

Medicina;

Medicina Geriátrica;

Medicina Esportiva;

Medicina Dermatológica;

Medicina Ortopédica;

Enfermagem;

Podologia;

Odontologia;

Estética;

Terapia;

Acupuntura;

Fonoaudiologia.

DENTRE SUAS INDICAÇÕES CLÍNICAS ESTÃO:

 

• Dores articulares.

• Distensão muscular.

• Fadiga muscular.

• Queimadura.

• Artrite e artrose.

• Terapia de úlcera de pressão (escaras) preventiva e curativa.

• Úlceras varicosas (acelera tempo de cicatrização).

• Estrias.

• Manchas de pele.

• Acne.

• Controle da celulite.

• Controle do envelhecimento precoce.

• Harmonização facial.

• Pé diabético (acelera tempo de cicatrização).

• No pós-cirúrgico, controle da dor, da inflamação, queloides e hiperplasias.

• Nas algias de hérnia de discos, dores articulares e reumáticas, lombalgias, tendinites, melhora da mobilidade e performance de atletas.

Altamente indicado e utilizado na área esportiva, devido ter diâmetro de feixe maior possibilitando aplicações em áreas maiores, tais como, músculos e tendões regenerando os tecidos rapidamente.

A fototerapia é um importante adjuvante nos tratamentos médicos, estimula o próprio organismo a sintetizar hormônios e enzimas já existentes que por falta de estímulos não eram sintetizados, vêm nos auxiliar a minimizar custos de tratamento, tempo de internação e efeitos colaterais por uso de medicamentos por tempo prolongado.

Inúmeras pesquisas já foram realizadas em todo o mundo demonstrando a eficiência deste tipo de tratamento. Hoje já podemos contar com esta inovação tecnológica já com todos os registros necessários pelas normas vigentes.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
 

Bios Therapy X

Comprimento de onda 650nm e 940nm;

Potência total de 1000mw;

Possui 6 luzes vermelhas e 4 infravermelhas;

Densidade de energia 10 joules a cada 10 segundos;

Diâmetro de feixe 24 cm²;

Funciona direto na fonte.

 

Em comparação com Bios Therapy II que possui um diâmetro de feixe de 1,3cm² o Bios Therapy X possui cerca de 24cm² e na aplicação consegue atingir uma área bem maior por possuir 10 Leds.

Dosagem de energia sugeridas para fototerapia

 

A dosagem de energia sugerida a ser aplicada deverá ser baseada no tipo de tecido a ser tratado.

Com a luz infravermelha pode-se realizar aplicações na face sem o incomodo da luz e por não possuir afinidade pela melanina não há relatos de aquecimento.

O equipamento Bios Therapy X emite 10 J/ 10s com 6 led’s vermelho e 4 led’s no Infra vermelho que devem ser acionados conjuntamente na maioria dos protocolos de tratamentos.

Aplicar tantos pontos quanto necessário para cobrir toda a área a ser tratada, a cerca de 5 cm de distância de um ponto a outro.

No início do tratamento é sugerido aplicação diária ou intercalada dia sim e dia não com pacotes de 10 seções ou até a melhora da sintomatologia.

 

Se o objetivo for tratar: 

Pele e Mucosa = 1 minuto por ponto. 

Músculo, Tecido Ósseo, Articulações = 2 minutos por ponto. 

ILIB Bios = 5 minutos por ponto cada lado do pescoço. 

PDT (Terapia Foto Dinamica) = 5 a 8 minutos por ponto.

Fototerapia e ação fisiológica

 

A luz vermelha ao ser absorvida e espalhada pelos tecidos, promove uma vibração molecular com ação fotoquímica nos tecidos biológicos intra e extracelular. 

Os comprimentos de onda sendo 6 leds vermelhos, 650 nm no centro e 4 leds no Infravermelho 940 nm na lateral do Bios therapy X pode penetrar no interior celular, estimula as organelas, principalmente mitocôndrias, produz mais ATP e energia celular. 

Poderá estimular plaquetas a liberarem hormônios como endorfinas e serotoninas com efeito analgésico local , libera fatores de crescimento capaz de estimular fibroblastos e acelerar a reparação tecidual.

Células endoteliais estimuladas liberam óxido nítrico, promove vasodilatação, permite a drenagem linfática e controle do edema.

O estímulo do superóxido desmutase SOD, permite a neutralização do pH do meio extracelular e controla os radicais superóxidos, apresenta uma ação anti-inflamatória endógena.

Permite uma melhora da microcirculação oxigenando melhor os tecidos e favorece a angiogênese.

A luz atua na membrana celular favorecendo a troca iônica e a sua nutrição.

Todas estas funções fisiológicas conjuntas possibilitam à fototerapia uma ação anti-inflamatória, de analgesia e acelera etapas da cicatrização minimizando o uso de medicamentos.

Tabela Comparativa entre equipamentos lasers e Leds

// ESTÉTICA E DERMATOLOGIA

 

Tratamentos de manchas, estrias, acne, telangectasias, alopexia, lipo sem cirurgia, controle de celulite e do envelhecimento precoce.

 

// FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM

 

Pós Cirúrgico, lesões de pele – úlceras, pé diabético, plasma rico em plaquetas – PRP, queimadura, tendinites, sinusite e terapia fotodinâmica – PDT.

 

// MEDICINA GERIÁTRICA

 

Artrite, Artrose, Dores Articulares, Hernia de Disco, Úlcera Varicosa e Escaras.

 

// SAÚDE ESPORTIVA

 

Distensão Muscular, Fadiga Muscular, Lesões por traumas e Pós Cirúrgico.

 

// ODONTOLOGIA

 

Hipersensibilidade dental, Alveoplites, Traumatologia, Parestesia, Foto Dinâmica Terapia no Controle Microbiológico, Herpes Simples, dores de Origem Nevralgicas, Foto Dinâmica Terapia na Leucoplasia, Mucosite, Sinusite, Disfunção da Articulação Temporo mandibular (ATM) e Clareamento Dental.

 

// PODOLOGIA

 

Granuloma (Unha Infeccionada), Calcanhares Rachados, Controle da Inflamação, Pé Diabético, Onicomicose, Fascite Plantar, Podologia Cirúrgica

ESTÉTICA E DERMATOLOGIA

FISIOTERAPIA E ENFERMAGEM

MEDICINA GERIÁTRICA

SAÚDE ESPORTIVA

 

ODONTOLOGIA

PODOLOGIA